Arquivo em Cartaz abre inscrições gratuitas para oficinas com foco na preservação de registros audiovisuais

Evento promove oficina e master class com oferta de 90 vagas, para capacitar profissionais do setor audiovisual; as inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site até 20 novembro outubro pelo site

Estão abertas as inscrições gratuitas para as oficinas que integram a programação da 3a edição do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, que acontece de 04 a 13 de dezembro de 2017, no Rio de Janeiro e em Niterói. O evento oferece um amplo programa de capacitação e formação para profissionais do setor audiovisual, os que atuam no segmento da preservação e interessados na área. Este ano serão três modalidades de oficinas e 01 master class, com a oferta de 90 vagas, que acontecem no Arquivo Nacional (Praça da República, 173 - Centro, Rio de Janeiro), durante a realização do evento.

Os interessados podem se inscrever até 20 de novembro, às 23:59h (horário de Brasília), pelo site: www.arquivoemcartaz.com.br. Cada um pode concorrer a apenas uma vaga, na oficina que eleger, sendo que, após a realização da inscrição não será permitida a troca da opção escolhida. Se o número de inscrições ultrapassar o número de vagas oferecidas, a coordenação das oficinas fará a seleção de acordo com os critérios definidos pela comissão organizadora do evento.

Para abrir o programa de capacitação do Arquivo em Cartaz, dia 04 de dezembro, o produtor e montador Marcelo Pedrazzi, ministra a master class Digitalização de Filmes de Arquivo”. Pedrazzi falará sobre a implantação dos novos formatos de exibição, instalação de novos equipamentos de projeção, re-estruturação de salas de exibição, das novas regras dos formatos digitais utilizados no cinema brasileiro, sobre a digitalização, preparação e manuseio de filmes de arquivos.

Na terça-feira, dia 05 de dezembro, acontece a oficina “Noções básicas de conservação de películas cinematográficas”, que vai dar um panorama sobre a conservação audiovisual, passando pelos tipos de estrutura do filme, acondicionamento, guarda, tipos de sons, suportes, processos de revelação, manuseio de películas, higienização e pequenos reparos. A oficina ficará a cargo do arquivista  Mauro Domingues.

Na quarta-feira, 06 de dezembro, a supervisora equipe de conservação de fotografia do Arquivo Nacional, Cristiane Torrão Pinto, ministra a oficina “Noções básicas de conservação de documentos fotográficos”. A oficina mistura a teoria com a prática, apresentando conceitos e ferramentas básicas de tratamento conservação de documentos fotográficos.

Para encerrar a programação de oficinas, na quinta-feira, 07 de dezembro, Marco Dreer Buarque, especialista em preservação sonora e audiovisual, vai abordar na teórica e na prática a conservação de fitas magnéticas (VHS, Umatic, Fita rolo, fita cassete, Betacam, etc). durante a oficina “Noções Básicas de Conservação de Documentos Magnéticos”.