Arquivo em Cartaz tem data marcada

Festival Internacional de Cinema de Arquivo, que acontece entre os dias 7 e 16 de novembro, no Arquivo Nacional tem foco na valorização do patrimônio, pesquisa e preservação da memória audiovisual

O Arquivo em Cartaz é um festival internacional de cinema de arquivo que acontecerá entre os dias 7 e 16 de novembro, em três espaços principais - Arquivo Nacional e Espaço BNDES, na cidade do Rio de Janeiro e no Cine Arte UFF, em Niterói, numa realização do Arquivo Nacional e da Universo Produção com o propósito de refletir  sobre a preservação e difusão de acervos cinematográficos no Brasil, divulgar e incentivar a realização de filmes produzidos com imagens de arquivo.

 O evento prevê a exibição de filmes – longas, médias e curtas – nacionais e internacionais divididos em mostras temáticas e competitiva, homenagens, debates, encontros, diálogos e exposições. 

 A Mostra Competitiva  exibirá produções nacionais e estrangeiras em longas, médias e curtas ; e a Mostra Acervos,  colocará ao alcance do público uma seleção sob guarda de instituições científicas, educacionais, arquivísticas, contribuindo para a difusão de filmes antigos, películas restauradas, material recém-disponibilizado ao público.

 O Arquivo em Cartaz promove também o diálogo entre educação e cinema aproximando escolas e educadores a produção cinematográfica. Realiza a Mostra Arquivo Faz Escola com oferta de sessões cine-escola e a Mostra Arquivos do Amanhã que exibe produções realizadas por estudantes no contexto escolar.

 Toda programação é oferecida gratuitamente ao público.