Debate, sesão Arquivo Faz Escola e pré-estreias na programação desta quarta

A programação começa cedo na quarta, 9 de novembro, no Arquivo em Cartaz. A Mostra Arquivo Faz Escola, voltada para estudantes da rede pública e privada de ensino previamente cadastrados no programa de estímulo à presença do público infantil no cinema, contará com a exibição do filme “A alma roqueira de Noel” às 8h30.

 Na sequência, entra em cena o debate “Por dentro dos arquivos – desafios para a gestão, preservação e acesso aos acervos audiovisuais”, às 10h30, com participação de Bia Paes Leme, coordenadora de música do Instituto Moreira Salles; Débora Monteiro, gerente de Acervo do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro; e Nilcemar Nogueira, do Museu do Samba. As convidadas serão mediadas por Marcelo Siqueira, coordenador de documentos audiovisuais e cartográficos do Arquivo Nacional.

 Além da reexibição de Pitanga, em pré-estreia nacional, no Espaço Cultural BNDES, a tarde do evento contará com o documentário “Gonzaguinha”, na Mostra Arquivo N, a partir das 14h. Na Competitiva, uma seleção de oito curtas:  Araca – o samba em pessoa (Brasil – Aleques Eiterer), Super Frente, Super 8 Brasil – Moema Pascoini), Longe do Oeste (Brasil – Rená Tardin) e As incríveis histórias de um navio fantasma (Brasil – André Bomfim), Carta de meu pai (Brasil – Marta Chamarelli); Almerinda, a luta continua! (Brasil – Cibele Tenório); Canto do Rio em Sol (Brasil – Pedro Drummond); Rebobine (Brasil – Juliana Ludolf e Renata Andrade); e What makes a good party (Brasil – Bianca Rêgo). Será exibido ainda o média Tempo Suspendido (México – Natalia Bruschtein) e o longa As incríveis artimanhas da nuvem cigana (Brasil – de Cláudio Lobato e Paola Vieira).

 A pré-estreia da noite tem sabor especial, em consonância com a temática 100 anos de samba, que norteia esta edição do Arquivo em Cartaz: o documentário Memória Verde e Rosa, dirigido por Pedro Von Krüger, contará a história do samba, da Mangueira e do cantor Tantinho, um ícone da escola vencedora do Carnaval 2016. O filme entra em cartaz às 19h30, no Cine-Pátio do Arquivo Nacional.