Mostras

Mostra Acervos
A preservação e a difusão de acervos filmográficos e da memória do cinema constituem o foco principal da jornada Arquivo em Cartaz. Fruto natural dessa preocupação, a Mostra Acervos traz uma seleção de filmes sob guarda de instituições científicas, educacionais, arquivísticas. O objetivo da Mostra é aproximar o público dos acervos, contribuindo para a difusão de filmes antigos, películas restauradas, material recém-disponibilizado ao público. Pretende também chamar a atenção para acervos não oficiais e a importância de dar-lhes visibilidade.

Mostra Arquivo Faz Escola
As sessões Arquivo faz Escola têm por objetivo chamar a atenção do público escolar para a importância da preservação da memória cinematográfica, assim como promover a utilização do cinema como uma ferramenta de aprendizado e despertar o interesse pela produção nacional.

Mostra Arquivos do Amanhã
A Mostra Arquivos do Amanhã tem por objetivo incentivar a produção de registros audiovisuais a partir do ponto de vista de estudantes, entre 8 e 17 anos, realizados no âmbito das atividades educacionais, que documentem fatos, lugares e tradições significativas de seu tempo e sirvam como memória para os arquivos do futuro.

Mostra Competitiva
Buscando valorizar as mais recentes produções cinematográficas que utilizam material de arquivo, entra em cena a Mostra Competitiva do Arquivo em Cartaz. Em sua segunda edição serão exibidos vinte e quatro filmes nacionais e estrangeiros, entre curtas, médias e longas-metragens. Aberta a todos os gêneros, do documentário à ficção, passando pelo cinema experimental, a Mostra quer ser instrumento de reflexão sobre as múltiplas possibilidades de (re)utilização dos arquivos de filmes. As únicas exigências aos inscritos: a presença mínima de 30% de material de arquivo (imagens em movimento, áudio, fotografias, mapas, manuscritos etc.) e a finalização entre os anos de 2014 e 2016.

Mostra Oficina Lanterna Mágica
A Oficina Lanterna Mágica nasceu da percepção da importância de incentivar a utilização de imagens de arquivo como fonte de inspiração artística e conhecimento científico. A partir de uma seleção de filmes sob guarda do Arquivo Nacional, os participantes da oficina, selecionados por meio do site do Arquivo em Cartaz, participam de discussões teóricas e experimentações práticas para produzir uma obra final elaborada e realizada em pequenos grupos.

Os filmes resultantes da atividade concorrem entre si na Mostra Competitiva Oficina Lanterna Mágica, cujo júri é formado por professores universitários. O Melhor Filme será anunciado na solenidade de encerramento do Arquivo em Cartaz e será premiado com até 10 minutos de imagens em movimento do acervo do Arquivo Nacional para futura utilização em obra do vencedor.